Aprender sobre compostagem na escola

A cidade de São Paulo é participante (signatária) da promoção para o desenvolvimento sustentável através da educação, conforme proposto pela UNESCO e pelo Currículo a Cidade – Educação infantil.

Esta proposta é sintetizada em ODS (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável), os quais nos inspiram para ações significativas de formação educativa. Como educadoras, entendemos que o compromisso em despertar as futuras gerações para tais reflexões e ações é fundamental, potencializando vivências em nossos espaços internos e na relação com o território.

Foi assim que as turmas 7D e 7K (com as professoras Caren e Carlen) do período da tarde, iniciaram a conversa sobre o que podemos fazer com o resíduo / restos de preparo dos alimentos. Como reaproveitá-los?

Com baldes doados por uma lanchonete da região, construimos composteiras domésticas e as crianças as decoraram:

Composteiras domésticas decoradas

Dialogamos então sobre os tipos de alimentos (não ácidos) que poderiam ser colocados nas composteiras, intercalados por camadas de folhas secas ou serragem. A coleta de folhas secas em nosso jardim durante o outono foi muito alegre e depois, as crianças puderam preparar (cortar) cascas de alimentos para serem postos nas composteiras.

Recortando casacas de banana
As cascas “deitam” sobe uma camada de matéria orgânica seca (folhas)

O tempo revelará suas transformações: o “chorume” (líquido da matéria orgânica) servirá de fertilizante ao ser misturado com água e a matéria orgânica será um adubo. Ambos serão muito úteis em nosso jardim, especialmente na horta.

As crianças acompanharão esse processo de decomposição, com muita atenção….

Seremos os únicos que realizam compostagem? NÃO! Descobrimos que nossos vizinhos do edifício em frente à escola também pratica compostagem e resolvemos fazer uma visita. Fomos muito carinhosamente recepcionados pela moradora Da. Norma que nos mostrou dois outros tipos de composteiras: um minhocário e uma composteira externa.

Da. Norma demonstrou como colocar alimentos e serragem no minhocário
Ela também usa cascas de banana na compostagem!

Fomos depois levados ao jardim do edifício para conhecermos a composteira externa:

A composteira está lá no fim do jardim!
Da. Norma então, explicou como é usada a composteira
Muitas perguntas foram feitas para Da. Norma
E retornamos à escola!

Manifestamos nosso carinho e gratidão à vizinha Da. Norma, que muito gentilmente colaborou para esta ação educativa em seu lindo quintal. Ela demonstra saber e praticar a educação enquanto responsabilidade social!

Daremos então continuidade a muitas aprendizagens sobre compostagem ao longo do ano! Aguardem!