Ritos de Passagem 2025 – Parte 2 – O plantio das Àrvores

As salas de referência da EMEI Ana Rosa são multietárias, compreendendo crianças de 4 à 6 anos. Parte das crianças deste ano irão para o primeiro ano do Ensino Fundamental no ano de 2026.

Como tornar essa transição (Educação Infantil/Ensino Fundamental) mais suave para as crianças?

Esta é a ideia dos Ritos de Passagem que têm por objetivo proporcionar uma experiência lúdica no momento de transição de ciclos para que as crianças possam enfrentar essa passagem de forma positiva, divertida e corajosa.

Dentro deste processo fizemos no mês de novembro duas visitas à EMEF Brigadeiro Faria Lima que estão relatadas na postagem anterior a essa.

Além da visita, pensamos que seria interessante se as criança que saíssem, pudessem deixar uma marca ou legado na escola, e foi assim que surgiu a ideia do plantio de árvores frutíferas.

Recebemos no mês de novembro uma equipe da UMAPAZ que vinham visitar a escola para conversar e retomar uma parceria que ocorreu no ano de 2024. Apresentamos nossa proposta de plantio e eles toparam de imediato. Além do plantio, se propouseram a fazer uma conversa com as crianças sobre os ciclos das plantas, sobre reciclagem e preservação do meio ambiente.

Em um segundo passo, a UMAPAZ fez uma ponte com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente que realizou uma visita técnica à escola e conseguiu duas mudas de plantas nativas frutíferas, um pé de Pitomba e um de Bacupari.

O plantio e a oficina foram programados para o dia 09 de dezembro, uma terça feira muito chuvosa.

Conversamos com as crianças sobre o plantio, sobre o ciclo das plantas e propomos que no futuro elas poderiam voltar para visitar a escola e, com alguma sorte, provar as frutas!

Fizemos as oficinas e convidamos as crianças que quisessem, a fazer plantio, mesmo com o tempo chuvoso, usando guarda chuvas.

Foi um sucesso!

Agradecemos à Lilian Andrade e à equipe da Umapaz e Ecourb pela parceria, à Bianca Previatto e Secretaria do Meio Ambiente e a todos funcionários e crianças que particiaram da vivência!

Preparo do espaço para o plantio, logo cedinho, pelo pessoal da Secretaria do Verde e Meio Ambiente:

Oficinas:

Mão na massa, quer dizer, na terra! Plantio: