De onde vêm as famílias da EMEI Dona Ana Rosa?

A EMEI Dona Ana Rosa tem recebido estudantes e estagiários de diferentes faculdades e cursos, como psicologia, pedagogia e outras licenciaturas. Estes estudantes e estagiários apresentam projetos de intervenção no âmbito da sala de aula ou institucional.

No mês de setembro recebemos a estudante Bárbara Navarro do curso de Letras na UNIVESP que propôs dentro da disciplina de Projeto Integrador desenvolver um trabalho com a temática de diversidade e multiculturalismo na nossa escola.

O caminho encontrado, em discussão com a Coordenação, foi fazer um levantamento mais apurado da origem das famílias da escola, pois os dados existentes no Projeto Político Pedagógico do início do ano foram obtidos através de uma pesquisa respondida por apenas parte das famílias. Nesta ocasião fizemos também um levantamento da origem das famílias migrantes das crianças (levando em conta a origem de outros países).

Havia porém uma questão que precisávamos entender melhor, qual a origem das famílias de nossas crianças considerando outros estados do Brasil?

Foi esse o foco do levantamento feito nessa pesquisa recente onde confirmamos um dado que já sentíamos: 42,34% das famílias de nossa escola vêm de outros estados e países, o que torna a EMEI Ana Rosa um ambiente de um rico contexto multicultural, pleno de diversidade.

A primeira parte deste trabalho foi a análise e levantamento das informações dos estados e países onde crianças e famílias nasceram. Estes dados coletados de forma quantitativa foram tabulados e o resultado compartilhado com as professoras nas reuniões de Planejamento dos dias 16 e 17 de outubro.

Em seguida as professoras responderam um questionário sobre as possibilidades de trabalho em sala de aula frente a esta diversidade presente na escola.

Na última parte do projeto foi feita uma intervenção nas salas de referência.

Inicialmente os dados foram apresentados às crianças através de uma apresentação lúdica do globo terrestre e dos mapas do Brasil e Mundi. As crianças puderam interagir com os mapas colando adesivos nos lugares de origem de suas famílias.

Foi feita também a leitura de dois livros que tratam sobre a questão da migração e sobre a diversidade étnica.

Por fim, as crianças fizeram desenhos e cartazes inspiradas pela leitura e pelos conceitos de multiculturalidade.

Os trabalhos feitos pelas crianças e os mapas serão expostos na entrada da escola até o final do ano para que as famílias possam conhecer melhor o trabalho.

Os dados coletados e a apresentação podem ser acessados no link abaixo onde também se encontra o Projeto Político Pedagógico da Escola.

https://drive.google.com/drive/folders/17mNPYsGeaqxLN5Du3IcGj8cO0UFcj7wZ?usp=sharing

Agradecemos à Bárbara pela parceria e pelo rico trabalho desenvolvido.