7 A aprende sobre musicalidade dos indígenas Guaranis

Representantes da comunidade indígena da etnia Guarani, localizada no território indígena do Jaraguá (zona norte de São Paulo), apresentaram-se para as crianças da turma 7 A no Parque Aclimação em 04/04/24. O encontro foi promovido pela Biblioteca Municipal Raul Bopp.

Foi uma excelente oportunidade para conhecer um pouco mais sobre nossa cultura originária e admirá-la cada vez mais!

Lá se foram:

Chegada das crianças do 7 A na Biblioteca Municipal Raul Bopp

As crianças chegaram animadas ! Foram então ambientar-se e movimentar-se, antes da apresentação, no parquinho:

Um lindo espaço público de brincadeira no território!

Em seguida, as crianças e educadoras dirigiram-se a uma área externa, organizada para a apresentação e acolhimento do público:

Na expectativa para aprender com os indígenas guarani

Uma de suas lideranças explicou às crianças como é a vida na escola municipal de indígenas no CECI Jaraguá (Centro de Educação e Cultura Indígena Jaraguá), onde valoriza-se muito a cultura originária do povo Guarani.

Afinal, sabemos que “o povo Guarani está presente em oito estados brasileiros (SP, RJ, MS,
ES, PR, SC, RS e PA) e é o maior grupo indígena em números absolutos.
Também estão presentes em outros países fronteiriços.
Embora sejam chamados por este único nome, há diferenças entre eles, sobretudo no que se refere à língua.
Estão divididos em três idiomas que melhor os identificam: Nhandeva, Mbyá e kaiowá. Estes últimos estão localizados no Mato Grosso do Sul. Cada um dos grupos falantes está presente
em diferentes regiões do Brasil.
Culturalmente são parecidos, não havendo muita diferença entre eles, especialmente nas crenças tradicionais, nos rituais, no uso do tabaco como elemento espiritual, na utilização da “OPY”, casa de rezas e na crença da Terra sem Males, lugar de perfeição onde acreditam possam chegar mesmo antes de morrer. Por conta disso, levam uma vida itinerante, sem fortes apegos materiais
e simples.” (Fonte: Currículo da Cidade – Povos indígenas – Orientações Pedagógicas – SME/COPED S.P.)

E aprenderam também sobre alguns instrumentos musicais usados por esta cultura, em especial o maracá e a rabeca guarani (ravé).

A Ravé (rabeca guarani) é um instrumento tricórdio, similar à rabeca (precursor do violino) e o maracá é um dos instrumentos musicais indígenas mais conhecidos, sendo seu nome muitas vezes utilizado como uma designação genérica para chocalhos.

Aprenderam então uma linda canção:

E aprenderam a dançar esta canção, como as crianças indígenas !

Observamos os olhares curiosos das crianças, cheios de vontade em aprender sobre a nossa cultura originária e assim, vamos consolidando ações para uma educação antirracista.

Ao final, as crianças acompanharam o grupo Guarani com uma música que eles cantam quando caminham e foram à biblioteca, para despedirem-se.

Um encontro emocionante e rico em experiências! Agradecemos muito !