Abdias do Nascimento para educadores e crianças

A intencionalidade da EMEI Da. Ana Rosa de Araújo em aprimorar saberes e fazeres sobre as culturas africanas e seus representantes na luta por uma sociedade antirracista, tem nos levado a artistas e acadêmicos de grande importância brasileira.

ABDIAS do NASCIMENTO, foi ator, poeta, escritor, dramaturgo, artista plástico, professor universitário, político e ativista dos direitos civis e humanos das populações negras brasileiras. Realizou importante impulso para a criação da LEI 10.639 de 2003 que obriga a inclusão de história africana e indígena no currículo escolar brasileiro, ampliando a formação humana para muito além da ótica eurocêntrica.

O MASP (Museu de Arte de São Paulo) expôs obras do artista, que permitiram-nos conhecer simbologias africanas com especial beleza.

Os professores visitaram a exposição como parte do processo formativo, encantando-se com a força simbólica e estética presente nas obras, capazes que despertar a curiosidade por outros parâmetros artísticos que não apenas os europeus.

Professoras da manhã
Professoras do período intermediário

As professoras do período intermediário, planejaram uma sequência didática bem especial sobre Abdias do Nascimento:

*Apresentaram breve filme sobre a exposição no MASP. As crianças observaram a intensa movimentação do público no MASP , curioso em admirar as obras!

Link apresentado:

*As professoras fizeram grandes composições/ colagens de duas obras do artista e as apresentaram às crianças, contando-lhes também sobre sua importância para a história do Brasil.

Apresentação das obras às crianças
Ouvindo sobre a vida de Abdias do Nascimento
Dialogando coletivamente sobre as obras

*As crianças elegeram uma das obras apresentadas para uma releitura com giz de cera etinta, podendo conversar sobre o que elas imaginam que as formas representam.

Recriando com tinta
Relendo Abdias do Nascimento

A cada dia percebemos a importância detornar visível aquiloque foi e ainda é ocuto em nossa história: a fundamental presença da cultura negra no Brasil, afirmando nossa conexão ancestral com culturas africanas na identidade nacional, majoritariamente negra.

Queremos que nossas crianças aprendam com a riqueza das diferenças, sem negar a necessidade de superarmos um longo período sombrio da nossa história (o da escravidão), que negou e feriu a beleza das vidas negras, sua cultura e a importância de sua livre expressão.

Nesta obra, Abdias reiventa a bandeira brasileira e a verticaliza, tranzendo-nos um novo ponto de vista