Amanheceu sem perspectiva de chuva e lá se foram as crianças, professoras e duas mães de crianças das salas 7F e 7I pelas ruas do entorno da escola até chegarem no Instituto Cultural Thomaz Ianelli (Rua Joaquim Távora, 61).

Fomos recepcionados pela equipe do Instituto com o especial acolhimento do Da.Célia Ianelli (esposa do falecido artista).

Da. Célia nos apresentou lindas obras expostas nas salas do 1o. andar do sobrado onde o artista tinha seu atelier e trabalhava com seu irmão, também artista plástico, Arcangelo Ianelli.
Ao admirá-las, as crianças relatavam o que viam, muito entusiasmadas, nas oníricas imagens, com cores e formas especialmente criadas por Thomaz: “eu vejo uma tartaruga”, “eu vejo um pássaro”, “vejo uma cobra” e muitas outras observações….


Na prática, as crianças iam vivenciando a liberdade de leitura que as imagens permitiam! “Isto é o que faz a ARTE!”- ensinava Da. Célia Ianelli. E acrescentava: “Na Arte, é possível criaro que se quer, pois a Arte é LIVRE na sua expressividade.

Depois, conhecemos objetos / esculturas também expostas nas salas e em área externa da casa, com materiais que seriam considerados resíduos, mas que nas mãos de um artísta, se transformam em beleza concreta!


No 2o. andar do sobrado, assistimos um documentário com o artista nos contando de sua carreira iniciada como “tinteiro”; ou seja, um persistente e curioso pesquisados de cores. Vimos cenas muito significativas em que o pintor revela seu amor pela natureza e suas formas.

Então, visitamos seu atelier! Sua oficina de trabalho com seu avental, tintas, pincéis, sandálias, livros.
Com tanta inspiração e admiração pelo artista, as crianças também pintaram! Que lindas imagens….




Retornamos à escola caminhando de mãos dadas com um amigo pelas ruas da Vila Mariana, certamente vendo que o mundo é sim, belo e cheio de cores!
Agradecemos imensamente a todos os presentes!