Experimento: aprender a observar

em


A proposição da Professora Caren na turma 7D foi a de realizar um experimento; ou seja, realizar uma observação / investigação em etapas, compartilhando entre todos os conhecimentos observáveis.

A ciência e a produção de conhecimentos assim se desenvolve: com a curiosidade, com perguntas sobre o desconhecido, com observações sobre o mundo que nos cerca e compartilhamento de informações. Depois, os cientistas elaboram hipóteses e buscam confirmá-las utilizando metodologias, não é mesmo?

Assim, o experimento seguiu as seguintes etapas:

  1. Observaram a garrafa vazia e conversaram a respeito do que é vazio. Victor, nesse momento, disse-nos: ” Vazio é nada”. Saber expressar o que observamos, utilizando-nos das expressões mais precisas possíveis é uma importante habilidade linguística;
Enzo e Kauê
  1. Colocaram água na garrafa e observaram qual a cor da água. Conversaram sobre a origem da água (de onde vem?) e para que serve. Heloisa fez uma importante definição quando disse : ” A água é transparente!”, assim como Sarah compartilhou: ” A água vem da torneira e da chuva”.
André, Lanna Melina, Manuella e João Pedro
  1. Colocaram então, retalhos de papel crepom dentro da água que soltou gradativamente a cor na água, colorindo-a. André, expressou seu encantamento em observar a transformação: ” Essa água é mágica!”. Enrico, por outro lado, observou outra transformação importante : ” Ei ,o papel azul tá ficando branco…”
Isabela, Sarah, João Miguel e Caio

Observar é uma ação que possibilita descobertas e assim, qualificar o pensamento , compreendendo que a natureza e todo o que compõe a existência material ou metafísica se apresenta em constante mudança…. Haveriam leis ?

Que tenhamos futuros cientistas a ajudar o futuro da humanidade!

A Professora Caren escreveu e nos presenteou com uma poesia a partir desta experiência:

“Ao observar um objeto
ao observar a natureza
a criança faz ciência
cada qual ao seu modo

olha,descobre,investiga
mexe,remexe e, participa!
E a água vira assunto
dúvidas e curiosidades muitas!

Nossas crianças são cientistas
suas peeguntas são nossos estudos:
queremos saber de tudo!

Assuntos muitos e tantos
peeguntas viram estudos
e, aprendemos todos juntos!”
Caren Alessandra