Leituraço!

em

O processo de alfabetização inicia-se com a leitura, mas não somente uma leitura de palavras ou textos e sim, de uma LEITURA DE MUNDO!

Em que lugar estou? Como é este lugar? O que acontece? Com quem convivo e o que com elas e através delas percebo e participo? O que penso ?

Além das muitas percepções, o pensar infantil vai cotidianamente incluindo signos, símbolos e significados usados pelos humanos, que se tornam crescentemente compreensíveis às crianças.

Elas desejam ser aprendizes da leitura convencional de histórias escritas em lindos livros…. e fazer parte do mundo de leitores!

No dia 25/3/22,no período da manhã, aconteceu o 1o. “Leituraço”!

Às crianças foram oferecidos seis títulos diferentes de histórias de excelentes escritores indígenas e cada uma escolheu (colando seu nome num cartaz fixado nas portas das salas) qual gostaria de ouvir de uma de nossas professoras.

Conheça os livros infantis de escritores indígenas e os grupos formados:

Livro “KUNUMI GUARANI” de Wera Jeguaka Mirim – Werá Jeguaka Mirim é um menino guarani. Neste livro, ele nos conta onde fica a aldeia em que mora, como é a sua casa, as brincadeiras preferidas e como é o seu dia a dia. As crianças conheceram a vida de uma criança indígena e a riqueza de seu povo. A leitura foi da Professora Nidia.
Livro “Noite e dia na Aldeia” de Tiago Hakyi – O autor deste livro faz parte do povo indígena Sateré-Mawé, que vive entre os estados do Amazonas e do Pará, na reserva indígena Andirá-Maraw. A obra narra poeticamente a integração das crianças e dos bichos com elementos da noite e do dia. A obra foi lida pela Professora Nádia
Livro “Curuminzice” também de Tiago HaKyi – O livro é um canto literário, que pretende reproduzir a emoção da alegria descontraída, característica da vida leve, tão própria dos curumins (crianças). A Professora Priscila fez a leitura.
Livro “Curumin” de Tiago Hakyi – O livro retrata a rotina de um garoto que tem na imensidão da natureza a sua casa, vida, afazeres, brincadeiras e a formação intelectual. O pequeno leitor é convidado a conhecer esse vasto mundo de riquezas, no caso a Floresta Amazônica, como se fosse ele mesmo a estar ali desfrutando de todo aquele cenário. A leitura desta obra foi da Professora Suzana.
Livro “Um curumin, uma canoa” de Yamã Yagurê – O livro conta a história de Aguiry , um curumim que se prepara para uma grande aventura. Ele tem uma canoa e com ela percorre o reino da cobra grande. A Professora Nayara leu.
Livro “Kabá Darebu” de Daniel Munduruku – É a história de ​Kabá Darebu, um menino-índio que nos conta, com sabedoria e poesia, o jeito de ser de sua gente, os Munduruku . Este livro teve sua leitura feia pela Professora Areli.

Assim, as crianças migraram para outro grupo, com outras crianças em outros espaços e ouviram (talvez de outra professora que não a sua) uma linda história! Depois, participaram de uma atividade inspirada na história contada.

Certamente que as histórias indígenas são também uma importante referência cultural para nossas crianças, pois as culturas indígenas muito têm a contribuir na formação de valores como respeito `a natureza , ao direito de brincar e de conviver em paz.

Vejam alguns registros:

Leitura com a Professora Suzana
Com a Professora Areli
Reunião na sala com a Professora Nayara
Esta foi a turminha com a Professora Priscila
Leitura, música e exposição, com a Professora Nidia
Esta turminha estava com a Professora Nádia

Se as famílias adquirirem algum dos livros, terá uma linda obra para suas crianças e poderão construir momentos de aconchego e sonhos literários….

Aguardem os registros do “Leituraço” no período da tarde!