A reunião ocorreu através de plataforma digital com muitas representações.
A seguir, compartilhamos perguntas e respostas sobre esta reunião.

- O que é Conselho Escolar?
O Conselho de Escola é um colegiado de natureza consultiva e deliberativa, constituído pelo Diretor de Escola(membro nato), por representantes eleitos das categorias de servidores em exercício na EMEI e pelos pais dos educandos, nos termos da legislação em vigor. A atuação e representação de qualquer dos integrantes do Conselho de Escola visará ao interesse maior dos educandos, inspiradas nas finalidades e objetivos da educação pública e democrática do Município de São Paulo.
2. Qual foi a pauta da reunião?
- Apresentação do P.A.A. 2020;
- Avaliação dos processos comunicativos entre escola e família, durante o período de pandemia e possíveis encaminhamentos para melhorá-la;
- Compartilhamento sobre os processos formativos dos educadores e desdobramentos nas propostas pedagógicas.
3. O que aconteceu?
O chamamento para a reunião ocorreu com o devido prazo de antecedência, através de rede constituída por colabores da escola. Contamos com 47 presentes na plataforma digital, representantes de todos os segmentos.
A Ass. de Direção explicou sobre o que é o P.A.A. e sua importância na priorização para investimentos na escola, com verbas públicas. Apresentou-o brevemente e obteve aprovação para o mesmo.
Em seguida, os pais relataram sobre as atividades disponibilizadas no site da escola e na plataforma Google Sala de aula . Manifestaram satisfação e reconheceram o empenho da equipe de educadores, assim como observaram a necessidade das crianças em “encontrarem-se” virtualmente com outras crianças através de alguma plataforma digital. A escola escutou tal demanda com apreço. A equipe de educadores se organizará para testar/iniciar esta interação através da plataforma institucional Google Sala de Aula. Para tanto, a coletividade dialogou sobre como aumentar o acesso das famílias ao Google Sala de aula. Uma mãe disponibilizou-se a colaborar com a busca de estratégias junto com a coordenação pedagógica. A Coord. Pedagógica esclareceu que as publicações (no site e na plataforma institucional) são propostas passíveis de seleção dos responsáveis e que se deve evitar a exposição das crianças durante longos períodos nas plataformas digitais.Avaliou-se também a necessidade de reorganizar dois grupos de Whatsapp por apresentarem lentidão e/ou ausência de comunicação com as famílias; outras duas mães se mostraram colaborativas neste processo. A equipe gestora relatou que a dificuldade de acesso de famílias está diretamente relacionada a questões sócio econômicas, agravadas no período de pandemia. Para o grupo presente, ficou clara a necessidade de fortalecer a coletividade e buscar a equidade de oportunidades de proteção à infância e às famílias que passam por dificuldades.
Por fim, a Coord. Pedagógica relatou o trabalho formativo com o grupo docente, que está focado nas questões de invisibilidade social, agravadas durante a pandemia pela COVID-19. A invisibilidade de grupos sociais economicamente menos favorecidos, tem perpetuado o racismo e a exclusão social, de acordo com teóricos que o grupo tem estudado. Assim, foi compartilhado que a equipe de educadores está em processo de elaboração de material que explicite a opção da Unidade Escolar em seu Projeto Político Pedagógico, em instituir mudanças de posturas e de propostas pedagógicas, instaurando um processo transformador na perspectiva de uma Educação antirracista.
Os presentes dialogaram a respeito deste processo, reconhecendo a importância de se ensinar às crianças referências culturais diversas, valorizando especialmente as africanas e indígenas, que vêm historicamente sofrendo “apagamento”. Ficou claro também que se trata de uma proposta que respeite a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Lei 11.645/08.
AGRADECEMOS AOS QUE PUDERAM PARTICIPAR E ESPERAMOS QUE NO PRÓXIMO MÊS TENHAMOS AINDA MAIS PARTICIPANTES!
Muito obrigado e um abraço,
Equipe da EMEI Da. Ana Rosa de Araújo