Queridas crianças e familiares,
A saudade aumenta em todos nós, inclusive em nossos parceiros do território educativo, que conosco vivem experiências curriculares!
Um destes parceiros, é a Biblioteca Municipal Raul Bopp, que fica bem pertinho do Parque da Aclimação. Lá na biblioteca, trabalha a Charlene, que desde 2019 desenvolve conosco o “Projeto Trilhas Literárias”.
Ela também quis participar de nossas publicações e nos enviou um vídeo, contando como está a biblioteca e lendo um lindo poema de Cecília Meireles. Vamos assistir?
Charlene também tem nos avisado sobre boas sugestões culturais que a biblioteca promove virtualmente durante o afastamento social, como a de 13/06, publicada aqui no site e no Google Sala de Aula! Esperamos pelas próximas sugestões!
E para esta semana, trouxemos muitas sugestões maravilhosas, destacando as de COORDENAÇÃO MOTORA e de DIVERSIDADE CULTURAL ! Escolham as que possam fazer e, através da plataforma Google Sala de Aula, enviem mensagens, fotos ou filmes para as professoras! Será uma alegria para elas!
Ainda não acessou o Google Sala de Aula? Veja como fazer na publicação deste link do site:
https://emeianarosadearaujo.wordpress.com/2020/05/29/atencao-familias/
Se tiver dificuldades, procure a escola (tel. 5573.4615) das 10h às 16h!
DIA 15/06/2020 – 2a. feira
A bibliotecária Charlene nos presenteou com a poesia “O último andar” de Cecília Meireles e a Professora Nídia ficou inspirada em contar para vocês as coisas lindas que ela enxerga do último andar, aonde mora! Acompanhe seu relato durante o dia e durante a noite…
Você tem prestado atenção ao que vê de sua janela, mesmo que não seja do último andar? Apesar da cidade estar mais vazia, avistamos outras janelas e portas, e podemos observar muitas coisas no mundo! Convidamos você a fazer um lindo desenho sobre o que observa de sua janela e depois colá-lo na janela, virado para fora! Quem olhar para sua janela saberá que ali vive uma criança observadora da cidade e que faz lindos desenhos! E assim, faremos parte do movimento “OCUPA A CIDADE”!
E para brincar de observar ainda mais curiosamente os detalhes, a Professora Priscila nos ensinará no vídeo a seguir, a construir um binóculo bem interessante! O seu será especial, pois será único, diferente de todos. Experimente fazer!
Os binóculos têm lentes que permitem aproximar o que é focado, para observações muito interessantes… Você já viu um binóculo de verdade? Peça a um adulto que pesquise na internet para que você conheça a imagem de um binóculo de verdade!
DIA 16/06/2020 – 3a. feira
Para hoje, começaremos coma Professora Marli nos trazendo um desafio muito legal: descobrir qual a música ela está tocando! Aproveite para aprender sobre o instrumento dela. Temos certeza que você descobrirá e cantará!
A canção infantil “Borboletinha”é uma das mais cantadas pelas crianças, com muitas variações no poema, como quando cantam “Borboletão“, no mesmo ritmo. Cantar alegra muito o coração e desejamos que sua casa esteja diariamente alegre!
Agora, proporemos a construção de um tradicional brinquedo: o CURRUPIO! Você conhece?
Você precisará de poucos materiais: um pedaço de papelão, um pedaço de barbante de aproximadamente 4 palmos , tesoura e se tiver, tintas para deixar o brinquedo colorido!
Fique atento às orientações da Professora Regina neste vídeo e construa seu “currupio”:
Você certamente vai passar muito tempo com esse brinquedo tão divertido, que aumenta a agilidade manual, durante esta tarde agradável! Fica ainda mais difícil se você conseguir rodar o currupio e cantar, ao mesmo tempo! Será que você consegue?
DIA 17/06/2020 – 4a. feira
Vocês adorarão começar esta quarta-feira ouvindo esta linda história escrita e contada pela Professora Carlen, que imaginou lindas cenas numa floresta brasileira:
Ela também selecionou uma fotografia muito bonita da floresta, para vocês!

E se fosse você o menino que viaja pela canoa? O que será que veria? Propomos que você imagine uma história, viajando por uma canoa…. De noite ou de dia? Você estava sozinho? O que ouviu e viu pelo caminho? Converse também com seus familiares sobre o que eles sabem sobre as florestas e seus animais ! Boa aventura imaginária para você!
E além de muita imaginação para criar sua própria história, propomos que brinque pulando bastante! Assista o vídeo da Professora Janaina brincando em casa com seu filho e aprenda com eles:
Foi divertido, não foi? É preciso estar bem atento às comandas para acertar! Ressaltamos que é através do movimento que muitas capacidades cerebrais são estimuladas e, portanto, ainda que estejamos dentro de nossas casas, é possível movimentar-se bastante!
DIA 18/06/2020 – 5a. feira
A Professora Sandra Miranda nos convida hoje a cantar a música da minhoca, usando meias ou luvas, para nos divertir com um teatrinho… Preparem-se para aprender e sentir muita alegria !
Se você fizer este teatrinho com suas meias ou luvas, envie-nos através do Google Sala de Aula, alguma imagem! Vamos gostar!
Além de CANTAR, hoje é dia de CONTAR! Você sabe contar?
Neste vídeo, a Professora Nádia nos sugere uma maneira muito legal e diferente de contar macarrão, espetando-os num escorredor com muito cuidado para não quebrar! Quantas habilidades motoras e matemáticas são propostas nesta atividade! Depois de assistir e separar os materiais, tente fazer!
Para esta contagem, foram necessários 10 (dez)fios de espaguete. Se houver possibilidade, a contagem pode seguir com quantidades ainda maiores e, como fez a professora, com ações concretas de adições e subtrações!
DIA 19/06/2020 – 6a. feira
A brincadeira hoje é uma divertida pescaria de gelo, preparada pela Professora Ana Paula! Você precisará de dois recipientes plásticos (um grande com água e outro pequeno), cubos de gelo e colheres de diferentes tamanhos!
Convide alguém de sua família para brincar e marque pontos para cada gelo que for transportado sem cair! É gostoso marcar e descobrir que alcançou mais pontos!
Também para hoje uma atividade muito especial preparada pela Professora Suzana! Afinal, vocês conhecerão a música africana “MAMI WATA”!
A professora nos contará sobre a canção conhecida em vários países (Zâmbia, Etiópia e Nigéria), nos ensinando como cantá-la.
Será que a professora receberá uma foto ou vídeo para o Google Sala de Aula de alguma criança cantando esta linda canção sobre a Mãe das águas? Esperamos que sim!
E assim, concluímos as sugestões para mais uma semana cheia de infantis aprendizagens que os ajudarão a boas descobertas sobre o próprio corpo e sobre o mundo!
