Plano de Trabalho à Distância – 3a. semana de 4/05 a 8/05/2020

Queridas crianças e familiares,

Desejamos muito que todos estejam com saúde em suas casas, cuidando-se, para que todos nós na cidade de São Paulo superemos este difícil período.

Aqui vocês encontrarão mais SUGESTÕES de atividades elaboradas pela equipe de educadores (em trabalho a distância) com especial carinho, para mais uma semana de afastamento da escola. Não há obrigatoriedade em fazer as atividades sugeridas.

Nesta semana, pensamos na AFETIVIDADE das relações como o tema central das propostas. Afinal, com aconchego, amor, possibilidades de interações alegres e brincantes, as crianças certamente terão um desenvolvimento saudável. Para tanto, será preciso que os familiares leiam as propostas e interajam com a criança, ajudando-a a organizar um “cantinho” para ouvir as histórias e realizar as brincadeiras. Vamos lá?

DIA 4/05/2020 – 2a. feira

Vamos começar com a professora Janaina recontando a história “Quero colo!”, escrita por Fernando Vilela e Stela Barbieri, publicada pela Editora SM !

A Professora Janaina sugere ao recontar essa linda história, que o contato físico carinhoso entre pais, filhos e demais pessoas que juntas vivem, fortalece vínculos, ajuda a superar dificuldades e faz muito bem ao coração, em diversos momentos de nosso dia!

Agora, propomos que a família procure algumas fotos com a criança desde quando era pequena e conte para ela sobre estes momentos. Onde estavam? Quem estava ? O que aconteceu? Desperte a memória de momentos felizes, com pessoas que a criança conheça ou não conheça. Pergunte a ela do que ela se lembra ou o que ela imagina da cena da foto. Desejamos que sorrisos e boa emoções surjam ! Se quiserem, poderão fotografar como estão hoje para se verem no futuro ! Se não tiverem máquina, que tal desenhar juntos?

Os adultos também poderão ler a página 37 do caderno “Trilhas de aprendizagens” enviados pela Secretaria Municipal de Educação para as casas das famílias, ampliando as sugestões deste tema

DIA 5/05/2020 – 3a. feira

Ontem, propusemos que com muito afeto, com lembremos de bons momentos, não é? Vocês então devem se lembrar dos balanços de pneus de nosso parquinho:

Balanços no parque superior

Como podem ver na foto, a grama que havia sido plantada cresceu e espera por todos para que nela pisem e venham se balançar, quando a pandemia passar!

A Professora Caren, lembrando das alegres brincadeiras em nosso parque, escreveu um poema para as crianças, sobre um pássaro que foi visitar nosso parque vazio. Assistam essa lindeza:

O fotógrafo Ricardo Martins viu o pássaro Bem-te-vi

A criança poderá fazer um desenho com o papel e lápis que tiver em casa, sobre o que se lembra de nossa escola: as brincadeiras na sala com seus amigos, na quadra, no parque ou na horta. Seria bonito se também o adulo fizesse um desenho sobre a EMEI Da. Ana Rosa de Araújo! Depois, um poderá explicar ao outro o que fez!

Agora, você verá que a professora Sandra Miranda, filmou um lindo teatrinho de sombras da história “O pintinho que nasceu quadrado” de Regina Chamlian e Helena Alexandrino, publicado pela Editora Global.

Esta história nos mostra como aceitar diferenças é importante, não é? Rejeitar o diferente não nos ajuda a aprender com o outro, com suas diferenças e acaba por provocar a exclusão. O amor da mãe Galinha foi forte, superou as dificuldades e encontrou amigos com vontade de conviver bem!

Nas páginas 47,48 e 49 do caderno “Trilhas de aprendizagens“, enviado pela Secretaria Municipal de Educação às famílias, você encontrará uma história diferente para ler. É uma história de Gana, país africano, com cultura diferente. Ao ler o reconto desta história, você ouvirá diferentes nomes de pessoas, de brincadeiras, de instrumento musical , de fruta e de uma música diferente que ajudou pai e filho que a conheciam!

Sugerimos que a criança e o adulto encontrem um cantinho aconchegante para que o adulto possa ler essa linda história, criando um momento bem especial de interação. Boa leitura!

DIA 6/05/2020 – 4a. feira

Para hoje, queridas crianças e familiares, a primeira sugestão é ouvir a linda história chamada “A menina e o barquinho” na voz da Professora Regina e com ela aprender muitas possibilidades de criar dobraduras! Será que a menina conseguirá transformar sua amiga folha de papel, naquilo que ela tanto sonha em ser transformada?

Enquanto assistem, será gostoso fazer com ela as dobraduras. Será que te uma folha de qualquer papel em casa?

Esta história de amizade entre a menina e a folha de papel é cheia de desafios de dobraduras!

Que bonita essa história que transforma sonho em realidade, com a ajuda da menina! Realmente, todos nós, crianças e adultos podemos nos ajudar e realizar sonhos. Sonhos para um mundo melhor, mais feliz!

E, como estamos brincando com papel, sugerimos outra deliciosa brincadeira com papel: colagem. A Professora Eloá nos ensina! Quem não tiver cola, assista o vídeo, porque ela ensina também como fazer cola com farinha, água e sal, de uma maneira bem simples!

Brincando você cola a letra inicial do seu nome e tudo o que quiser!

Esta sugestão de atividade quer muito despertar o interesse da criança a descobrir qual é a letra inicial do seu nome! Os adultos precisarão ajudá-la e depois dela fazer a letra de seu próprio nome, poderão mostrar letras iniciais de outros nomes de pessoas que a criança goste! Afinal, a criança terá alegria em aprender as letras iniciais de outras pessoas pelas quais tenha carinho!

Os adultos não deverão se preocupar em focar no ensino da letra, se ela se divertir mais com a colagem livre! A brincadeira é o mais importante!

DIA 07/05/2020 – 5a. feira

Quer saber as sugestões para hoje? Começamos com uma história muito especial, cheia de emoções para contar para vocês: sobre as bonecas de tecido ABAYOMI. Preparem-se para ouvir essa história contada pela Professora Patricia e depois, APRENDER A FAZER A BONEQUINHA!

Vocês vão amar brincar com tecidos e fazer essas lindas bonequinhas juntos: crianças e adultos!

Usando retalhos, fazemos bonecos com nossas próprias mãos, sem sair de casa!

As professoras Aparecida e Elisabete, que também adoram histórias sobre bonecos, vão nos contar a seguir uma linda história de amor de uma avó por suas três netinhas. Vamos assistir?

A história “As bonecas da vovó Maria ” de Mel Duarte conta como surgiu uma loja de bonecas de uma família

Viram como adultos e crianças gostam de histórias com bonecos? A criança poderá interagir com os adultos criando histórias juntos, ou brincar sozinha no seu “cantinho”, criando suas próprias histórias. Afinal, BRINCAR é o que a criança fará de mais importante hoje!

DIA 8/05/2020 – 6a. feira

Vamos propor hoje dois momentos muito especiais de aprendizagem e convivência! O primeiro é com o reconto da história “Adivinha o quanto eu e amo“, de autoria de Sam Mc Bratney, publicado pela Editora Martins Fontes, na voz da Professora Ana Paula.

Chegou então o momento de fazer perguntas que lhe levarão a descobertas! Pergunte a uma querida pessoa que cuida de você, que você ama:

  • que brincadeiras ela(e) fazia quando era pequena, em casa?
  • quando brincava, que músicas cantava?
  • com quem ela(e) gostava de brincar?
  • onde brincava?

Fica aqui a sugestão de que o adulto ensine à criança uma brincadeira que brincava quando era criança. Para isso, é possível usar caixas, latas, tecidos ou roupas coloridas. Objetos do dia a dia poderão ser brinquedos!

Será sempre importante que adultos e crianças previnam-se do contágio pelo CORONAVÍRUS e pensando nisso, a Professora Cristina preparou este tutorial para que os pais e familiares que precisam trabalhar, prestando serviços essenciais, confeccionem MÁSCARAS sem costura.

E se for possível FIQUEM EM CASA, protegidos.

Prepararemos mais sugestões para a próxima semana! Cuidem-se!

Abraço com especial carinho,

Equipe de Educadores da EMEI Da. Ana Rosa de Araújo