Queridas crianças e familiares!
Todas as professoras querem, antes de começar a apresentar as propostas para esta semana, enviar “recadinhos” carinhosos e saudosos a vocês:
A equipe de educadores reuniu-se algumas vezes virtualmente e escolheu como principal tema da semana a ALIMENTAÇÃO. Utilizaremos literatura infantil, músicas, sugestões de pesquisas, de receita para fazer com um adulto, brincadeiras; enfim, de momentos de aprendizagem agradáveis e significativos.
Em breve, além de acessar as propostas da semana aqui no site da escola, será também possível acessar na plataforma Google Classroom.
Será possível fazer quando puder as atividades propostas! Afinal, são sugestões educativas, talvez possíveis no espaço doméstico. E agora… lá vão as ideias !
Para o Dia 27/04/2020 – 2a. feira
Começaremos com a Professora Carlen lendo a história “O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado” de autoria de Audrey Wood, editado pela Brinque- Book . É por causa da descoberta de um delicioso morango que a fábula se desenvolve.
VÍDEO RETIRADO – OBSERVAÇÃO IMPORTANTE – O VÍDEO FICOU DISPONÍVEL ATÉ 1/5, MAS FOI RETIRADO EM RESPEITO À LEI Nº9.610 – DE DIRETOS AUTORAIS . Há outras versões da citada história, disponíveis no Youtube.
Vocês viram que o esperto Ratinho soube dividir o morango e ficou satisfeito! Com quem será que ele dividiu?
Bem, agora recomendamos que os pais/responsáveis leiam o caderno “Trilhas de Aprendizagem” enviado pela Secretaria Municipal de Educação para a residência e leiam as orientações da pág 27 (Momentos de Alimentação).
Recomendamos que a próxima atividade seja prática, no local onde são feitas as refeições. Como o Ratinho da história lida, a criança poderá dividir alimentos que serão preparados: pode “rasgar” a alface lavadinha com suas mãozinhas limpas, pode dividir um pãozinho, pode até cortar em pedacinhos (sob a supervisão de um adulto) um legume ou uma fruta, pode distribuir em colheradas um alimento (como um pouco de arroz em cada prato) ou em copos a água. Então, pergunte à criança em quantos pedaços / partes / copos ele dividiu ou distribuiu o alimento. Ele aprenderá a quantificar! Converse se há alguém que come mais, caso a divisão não seja em partes iguais e porque isso acontece. Estimule acriança a sentir os aromas dos alimentos (como o Ratinho que sentia o aroma do morango!), converse sobre as cores, texturas e tamanhos! A interação entre o “cozinheiro” e a criança será muito importante para as aprendizagens!
Para o Dia 28/04/2020 – 3a. feira
Hoje, nossa sugestão é descobrir, adivinhar, pesquisar…. sobre alimentos!
Vamos começar estimulando as crianças a descobrir as adivinhas sobre alimentos que a Professora Selma nos apresenta neste vídeo:
Depois de descobrir as respostas das “adivinhas”, propomos que as crianças pesquisem se há uma ou mais frutas em casa e conversem com o adulto sobre:
- Podemos comer esta fruta com casca ou sem casca?
- Se a comermos com casca, como devemos lavá-la antes? Lembre-se que, em tempos de CORONAVÍRUS, lavar os alimentos e embalagens é muito importante!
- O adulto fará uma lista das frutas que a criança gosta de comer. Se puder, escreva com “letra de forma” estas palavras. Depois, converse sobre as vitaminas que estas deliciosas frutas têm e que são importantes para o crescimento da criança!
- Será que a criança se lembra quais frutas são servidas nos momentos das refeições escolares? São iguais ou diferentes das que há em casa?
Sugerimos que JUNTOS (criança e adulto a supervisionando), se a família tiver os ingredientes, preparem juntos este saboroso Bolo de Banana para o lanche, que é uma receita da Professora Priscila:
O QUE É PRECISO (INGREDIENTES):
- 1 xícara (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de óleo
- 1 xícara e meia (chá) de açúcar
- 3 ovos
- 3 bananas nanicas médias picadas
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 xícara (chá) de amido de milho
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Para polvilhar: 1 colher (sopa) de açúcar e 1 colher (chá) de canela em pó
- Para untar e enfarinhar: margarina e farinha de trigo
COMO FAZER:
- Bata no liquidificador o leite, o óleo, o açúcar e os ovos até que fique cremoso
- Junte as bananas e bate até triturar levemente
- Passe para uma tigela e adicione aos poucos a farinha, o amido de milho até ficar uma massa cremosa
- Acrescente o fermento e misture delicadamente
- Coloque a massa numa forma untada com margarina e farinha de trigo. Polvilhe com açúcar e canela em cima
- Leve ao forno (180 graus) por aproximadamente 40 minutos
- Desenforme frio e…
- Bom lanche!
GRANDE DESAFIO DO DIA : Que a criança prove uma fruta que NUNCA provou!!!
Para o Dia 29/04/2020 – 4a. feira
Nesta quarta-feira, vamos começar ouvindo esta linda história intitulada “A Galinha Xadrez” de autoria de Rogerio De Stacchini Trezza, editado pela BRINQUE-BOOK, na voz da Professora Cristina:
VÍDEO RETIRADO – OBSERVAÇÃO IMPORTANTE – O VÍDEO FICOU DISPONÍVEL ATÉ 1/5, MAS FOI RETIRADO EM RESPEITO À LEI Nº9.610 – DE DIRETOS AUTORAIS . Há outras versões da citada história, disponíveis no Youtube.
Nesta história, a Galinha Xadrez queria a ajuda de seus amigos para fazer um bolo de milho, pois quando fazemos coisas juntos, dividimos tarefas e resultados! Colaborar é muito importante!
Assim, nossa proposta é que os pais/ responsáveis leiam a página 28 do caderno “Trilhas de Aprendizagens” enviado para a casa das famílias pela Secretaria Municipal de Educação e depois possam fazer as seguintes tarefas COM A AJUDA DAS CRIANÇAS, em casa:
- Como arrumaremos o lugar onde comeremos?
- Quantos pratos, talheres e copos precisaremos?
- O que vamos preparar na a refeição?
- Quem lavará a louça? Talvez a criança possa ajudar, lavando alguns itens de plástico. Aliás, as crianças adoram fazer tudo com água… Lavar louça será uma brincadeira!
- Que ajudará a secar com um pano e guardar o que foi lavado? Estimule a criança a falar o nome dos objetos e para o que servem.
Que hoje o encontro no momento da refeição seja muito alegre!
Para o Dia 30/04/2020 – 5a. feira
Você gosta de música? Na escola sempre cantamos! A criança certamente se lembrará de alguma canção que aprendeu na escola! Peça a ela que cante em casa!
Hoje, vamos apresentar esta linda canção intitulada “Pomar” do Grupo Musical Palavra Cantada, escolhida pela professora Simone, pois com esta música, além de brincar cantando e dançando, será possível aprender sobre os nomes das árvores que produzem alguns de nossos alimentos! Na página 58 do Caderno “Trilhas de Aprendizagens” enviado às famílias pela Secretaria Municipal de Educação, será possível ler a letra da canção e cantar com a criança:
Agora que houve muita brincadeira com a canção “Pomar”, sugerimos que a criança ouça a história “Camilão, o Comilão”, contada pela professora Areli , com sombras:
Quantos alimentos Camilão recebeu de seus amigos e com eles dividiu, numa alegre festa! Que tal brincar , de “piquenique” com outra criança ou adulto que esteja em casa, como sugeriu a professora? Você também pode montar um “cantinho” de alimentos “de faz de conta” (não precisa ser comida de verdade) e compartilhar. Boa brincadeira!
Para o Dia 01/05/2020 – 6a. feira
Hoje o dia começa com uma outra linda história, contada pela Professora Nídia. A história se chama: “O sanduíche da Maricota” . Foi escrita por Avelino Guedes e editado pela Moderna.
VÍDEO RETIRADO – OBSERVAÇÃO IMPORTANTE – O VÍDEO FICOU DISPONÍVEL ATÉ 1/5, MAS FOI RETIRADO EM RESPEITO À LEI Nº9.610 – DE DIRETOS AUTORAIS . Há outras versões da citada história, disponíveis no Youtube.
Quanta coisa se misturou no sanduíche da Maricota, não é? Por fim, ela percebeu que cada um tem um gosto diferente, suas preferências alimentares.
Que tal se você perguntar às pessoas que estão na sua casa sobre o que elas gostariam de comer em um sanduíche? Então, você poderá diferenciar: quais alimentos são naturais e quais são feitos numa indústria? Afinal, nem todos os alimentos que comemos são naturais… E é importante saber que os alimentos naturais são os que mais ajudam as crianças a crescerem saudáveis!
Você se lembra dos alimentos oferecidos na escola? Converse com o adulto que está com você sobre quais eram naturais e quais eram industrializados.
Fica aqui a sugestão de fazer um sanduichinho de lanche, com a supervisão de um adulto!
Abraço carinhoso de todos da EMEI Da. Ana Rosa de Araújo
