Carta de Intenção – 1º bimestre – 6C e 6F – Período Intermediário

em

“Somos uma escola que se pretende inclusiva e acolhedora em seus vários aspectos e para todos que desenvolva nos sujeitos que a compõem (famílias, funcionários e comunidade) a formação cidadã para além dos muros da escola e com responsabilidade social e ambiental.”

Eu sou Suzana Soares, professora nessa unidade desde 2012. Atualmente estou com a sala do 6F e 6 C, no período intermediário, uma experiência nova para mim, pois nesse horário eu nunca havia trabalhado. As salas são compostas por 35 crianças; dentre essas, algumas são crianças que vieram de outras escolas, a maioria se conhece daqui e parecem ser assíduos. Foi muito fácil conhecê-los pelo nome,  pois estão sempre presentes .

O nosso primeiro momento de rotina diária acontece com o acolhimento das crianças que já estão na escola (manhã) e finalizam o dia comigo. Depois temos os que chegam à escola às 13h e ficamos juntos até as 15h. Fazemos um trabalho bem pontual, pois o nosso tempo é bem marcado devido a rotina incluir o almoço e a higienização.

Logo que chegam, as crianças colocam as agendas sobre a mesa, pois eu me responsabilizo por esse contato para iniciarmos o nosso encontro. Em seguida proponho sempre uma roda de leitura.

Agora no mês de fevereiro fomos alinhando as atividades que farão parte da nossa rotina nesse primeiro bimestre, uma vez que pretendemos  ir à  quadra para realizarmos roda de músicas do universo infantil  com todas as crianças da escola.

Tenho a intenção de trabalhar com mais detalhes os encontros no refeitório no que tange à disciplina e ao momento prazeroso de se alimentar. Todos os dias lemos o cardápio e nos preparamos para o almoço. Em seguida fazemos a higienização e aproveito para ressaltar a importância de lavar bem as mãos nesse momento de epidemia de gripes.  Durante as nossas rodas de conversa percebo que essas crianças em específico da sala 6F estão muito agitadas e os diálogos precisam ser constantes para evitar conflitos entre eles. As crianças da sala 6 C são mais tranquilas com relação às saídas da sala de aula. Em algumas crianças de ambos os grupos mantenho um olhar mais crítico e observador mediante comportamentos não padronizados que me chamam a atenção tanto nas relações sociais quanto no aspecto cognitivo.  Preciso me manter atenta sempre porque os momentos passam rápido demais e cada detalhe é importante para uma  análise mais criteriosa e responsável .

Profa. Suzana Soares