Carta de Intenção – 1º bimestre – 6 F – Período da Tarde

em

Meu nome é Aparecida, sou professora da rede municipal de São Paulo desde 2013 e estou na Emei Dna Ana Rosa de Araújo há 3 anos.

Trabalhar na educação infantil me proporciona a cada ano novos desafios para que junto com as crianças estabeleça um vínculo de confiança, respeito e afetividade.

Busco me aperfeiçoar com o PEA (Projeto de formação de professoras) dentro da escola, com trocas de experiências e ajuda entre as mesmas para que possamos nos concentrar na criança, que é nosso maior objetivo.

Iniciamos o ano letivo de 2020 com a intenção de desenvolver o Currículo da Cidade de São Paulo para a educação infantil, através do PPP da unidade escolar que propõe: “Somos uma escola que se pretende inclusiva e colhedora em seus vários aspectos e para todos. Que desenvolva-nos sujeitos que compõem (famílias, funcionários, e comunidade) a formação cidadã para além dos muros da escola e com responsabilidade ambiental”.

Este ano estou com uma turma de infantil II, 6F tarde. Uma turma composta com 34 crianças matriculadas, sendo 22 meninos e 12 meninas. A maioria são crianças novas na Emei vindas de outras escolas, com expectativas de como será essa nova escola. Percebi que é tudo diferente para eles: coleguinhas, professoras, enfim, o ambiente todo.

Nesse primeiro bimestre estou conhecendo e acolhendo todas as crianças. As novas e as que já estavam na escola, porque no infantil I estavam com outras professoras. O mesmo acontece com as famílias, sendo preciso acolher e trazer para a escola essa parceria para trabalharmos juntos sempre com o intuito maior que é a criança como sujeito de suas próprias histórias.

Nas rodas de conversa, nas atitudes, observo e escuto o que as crianças querem fazer, o que é interessante e tenha significado para eles aprenderem.

Dentro dessas sugestões surgiram muitas ideias como: passeios, cinema, parque, jogar bola, massinha, pintura, teatro, aprender a pintar, escrever o nome, brincar com carrinho, entre outros.

Minha sala é bem movimentada, percebi que eles precisam estar sempre em movimento, sendo com brinquedos de montar, atividades que eles precisam pensar, criar. Não é uma turma que atividade pronta vai fazer com que eles se concentrem.

Os projetos também se fazem presentes em nossa escola, neste ano de 2020. Fizemos um passeio ao Sesc Vila Mariana, com contação de história “Guerreiros e Guerreiras” e as crianças interagiram o tempo todo. Gostaram muito do passeio. Foi um momento de interação com outras turmas e o Sesc.

Na escola registraram a história com desenho e massinha.

O nosso bloquinho de carnaval foi muito animado, as crianças gostaram muito de sair pela rua, com a participação dos pais, e todos da escola. Finalizamos com o baile na quadra, um momento de interação que tem muito significado para as crianças.

Dando continuidade ao bimestre faremos uma saída à praça Rosa Alves, caminhando pelas ruas do bairro conhecendo o território próximo a escola, o que tem de interessante no percurso até a praça, tendo uma tarde de brincadeiras ao ar livre.  

Profa. Aparecida Tartarelli