Eu, Sandra Farah sou Pedagoga e Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, atualmente professora das turmas do Infantil I 5C/5F.
Trabalhei na rede particular por 10 anos e estou na prefeitura desde 2002, totalizando 27 anos trabalhando com crianças de 4 a 6 anos. A cada turma nova eu aprendo mais e assim vou caminhando para proporcionar um ensino de qualidade e com amor pela minha profissão.
“Somos uma escola que se pretende inclusiva e acolhedora em seus vários aspectos e para todos que desenvolva nos sujeitos que a compõem (famílias, funcionários e comunidade) a formação cidadã para além dos muros da escola e com responsabilidade social e ambiental.”(P.P.P. da EMEI Da. Ana Rosa de Araújo 2020)
Esta carta de intenção será desenvolvida para turma do Infantil I 5F
O meu objetivo com a Educação Infantil é promover um ambiente de aprendizagem positivo para todas as crianças.
Quero levar a criança a experimentar, descobrir, criar, observar, pensar e a levantar suas próprias hipóteses.
No mês de fevereiro tivemos os momentos para conhecer os espaços da escola e estabelecermos uma rotina a ser seguida com direito a mudanças no decorrer do ano letivo.
Nessa rotina temos: acolhimento das crianças, calendário, quantidade de crianças, chamada no quadro dos nomes e roda de conversa.
Ao iniciar o ano, são várias as expectativas, planos e metas a serem desenvolvidas com as crianças e para isso vou escutar o que as crianças querem e pretendem descobrir.
Primeiramente preciso conhecer cada criança e família para entender um pouco cada um e desenvolver um bom trabalho com todos.
Através da sondagem a ser feita, vou conhecer como se encontra o desenvolvimento de cada criança. Essa sondagem é através da observação do brincar, do conversar um com outro, da interação de todos, dos registros através de desenhos e falas das crianças, das rodas de conversa, do brincar no parque, quadra, com brinquedos, jogos, dos desafios propostos por mim ou pelas crianças e assim vou observando e planejando atividades propostas para um maior desenvolvimento das crianças em todos os aspectos.
Estabeleceremos uns combinados para termos respeito uns com os outros e com nossa escola e o mesmo precisa ser revisto diariamente para um bom convívio com todos.
Observando diariamente as crianças, percebi que é uma turma que preciso proporcionar momentos de compartilhar, saber ouvir o outro e ensinar a esperar a sua vez na brincadeira, na fila, na roda de conversa e em outras atividades propostas.
Em uma das nossas rodas de conversa, perguntei o que querem aprender ou descobrir na escola e as crianças foram falando:
*Aula de música;
*Aprender coisas legais;
*Brincar na escola;
*Aprender a fazer exercícios para ficar forte:
*Brincar e divertir na escola;
*Aprender a crescer;
*Pintar;
*Aprender a tocar piano;
Através da fala e escuta das crianças irei proporcionar e planejar atividades do interesse da mesma.
Neste bimestre pretendo iniciar o trabalho com o nome das crianças, então faremos uma pesquisa do nome, história do nome. E a partir dessa pesquisa iremos conhecer cada criança, fazer atividades com foto, recortes, pesquisas, músicas, textos, registros de diversas maneiras.
Esse registro e o trabalho com o nome terá continuidade no segundo bimestre.
Em março iniciaremos o projeto música na escola, onde o objetivo é conhecer todos os tipos de música, aumentando o repertório musical e proporcionando momentos coletivo com todas crianças da escola para vivenciar propostas diversificadas com músicas, histórias e teatro.
Vamos vivenciar ações e aprender com outros territórios, através dos passeios fora da escola, no entorno da escola, teatro, SESC, ao parque da aclimação, biblioteca Raul Bopp e praças, promovendo assim um ensino diversificado e com experiências significativas.
Para este bimestre essas são as minhas intenções com a turma e podem ocorrer mudanças, pois devo trabalhar com interesse das crianças para com os temas a serem surgidos através de rodas de conversa, parque e passeios.