Carta de Intenção – 1º bimestre – 5C – Período da Manhã

Olá,

Sou a professora Janaina Uehbe formada em Pedagogia pela Universidade Mackenzie. Mãe de um lindo garotinho de oito anos e apaixonada pela INFÂNCIA. Servidora pública desde que me formei além de já ter atuado em escolas particulares de Educação Infantil ao Ensino Superior.

Cheguei à EMEI Dona Ana Rosa de Araújo este ano, embora já tenha trabalhado aqui na situação de professora acomodada durante um ano. Encontrei uma escola ainda mais viva e recheada de incríveis projetos!

Somos uma escola que se pretende inclusiva e acolhedora em seus vários aspectos e para todos. Que desenvolve nos sujeitos que a compõe a formação cidadã para além dos muros da escola e com responsabilidade social e ambiental.

No dia 5 de fevereiro, recebemos as famílias que fazem parte da nossa escola neste ano. Na quadra, gestão e professores se apresentaram. A coordenadora pedagógica Cristiane fez uma sensível fala de acolhimento aos pais/crianças e passou algumas informações pertinentes a primeira semana de aula.

Na sala vermelha conheci a minha turminha: o 5 C – Infantil I ! Foi encantamento a primeira vista!

Ali desde os primeiros momentos os vínculos e combinados começaram a se constituir. Minha primeira percepção foi de estar diante de um grupo de crianças alegres, doces, diversas e absolutamente dispostas a se aventurar em novas vivências e experiências!

Para este primeiro bimestre, meu olhar volta-se principalmente para o ACOLHIMENTO e AUTONOMIA desses pequenos que acabam de ingressar na Escola Municipal de Educação Infantil.

Intenciono que eles sintam-se de fato acolhidos por mim, pelos coleguinhas, pelo grupo, pela escola. Um ambiente acolhedor favorece a criação de vínculos afetivos, incentiva o respeito mútuo, facilita a vivência de novas experiências além de ser um elemento fundamental na rotina que almejamos. Seguros eles se desenvolvem melhor!

E onde entra a autonomia nisso tudo? Justamente no entendimento da criança como SUJEITO. Sujeito esse ativo, protagonista no seu desenvolvimento integral.

Assim, coisas simples na rotina como : chegar na escola e colocar a agenda em cima da mesa da professora, responsabilizar-se por seus pertences ,tirar e colocar o próprio casaco, ir ao banheiro quando necessário, alimentar-se, escolher brinquedos e compartilhá-los , sentar em roda e comunicar-se

(saber ouvir e falar) , ter na professora uma referência de apoio, entre outras, são CONQUISTAS objetivadas já neste primeiro bimestre.

Compartilho agora algumas das ações bastante enriquecedoras já vivenciadas até o momento. 1. Circuito Pedestre: Recebemos a visita do pessoal da ONG Corrida Amiga que de forma lúdica e dinâmica propôs um circuito com regras básicas do trânsito pedestre. Como aqui em nossa EMEI ocupar o território é um projeto vivo, aprender a portar-se como pedestre ativo é super importante! Neste sentido, a parceria com esta ONG foi uma ganho enorme para nossa unidade. 2. Carnaval : Trabalhada como uma festa cultural e não religiosa, respeitada a laicidade escolar, nos divertimos muito com as marchinhas tradicionais, a confecção dos chocalhos para o grande baile além , é claro, do bloquinho Ana Rosa que tomou as ruas do nosso entorno! Quanta festa, quanta folia!

Os Projetos Música e Alimentação também começam a ser construídos e vivenciados pelas crianças com as professoras do período intermediário. No caso da nossa turminha, com a professora Sandra Farah.

Finalizando esta escrita acho importante ressaltar também que já iniciamos o levantamento de origem das crianças/pais de nossa turma como ponto de partida no delineamento da identidade do nosso grupo para pensarmos ações conjuntas família e escola, parceria essa essencial!

Profa. Janaina