Carta de Intenção – 1º bimestre – 5B – Período da Manhã

em

Esse é o meu segundo ano nessa escola e estou me aperfeiçoando a cada dia nessa experiência em atuar na Educação Infantil. Necessidades e conquistas já foram realizadas nessa unidade escolar, a exemplo do Infantil II em 2019. Nosso P.P.P. propõe:

“Somos uma escola que se pretende inclusiva e acolhedora em seus vários aspectos e para todos. Que desenvolva nos sujeitos (famílias, comunidade e funcionários) a formação cidadã para além dos muros da escola, com valores éticos e com responsabilidade social e ambiental”.  Projeto Político Pedagógico “Uma escola inclusiva com olhar para seu território educativo”.

            A escola é inclusiva e muito acolhedora com os pais, alunos, professores e todos estão envolvidos no processo de acolhimento da criança no ambiente escolar.

            A partir de uma sondagem inicial observei que os alunos do 5º B têm expressão oral muito boa, satisfatória para a faixa de idade que se encontram. Participam com animação de todas as atividades propostas. Estão em desenvolvimento quanto a ouvir as comandas pela professora e alguns iniciam a interlocução para sugerir mudanças, dar ideias para realização de atividades e rotinas. Através da observação e escuta da criança como sujeito e interlocutor, minha intenção é aprimorar o trabalho para que se desenvolvam e se apropriem da experiência escolar, através do brincar e aprender, no decorrer do ano.

            A leitura de histórias, registros com desenhos, dobraduras… devem ser intensificadas respeitando a faixa-etária que se encontram.

            As brincadeiras com o corpo, realizadas ao ar livre e também em sala de aula devem ser estimuladas, para que os alunos tenham conhecimento do corpo e se apropriem consciente de seus movimentos de respiração, locomoção, concentração, memória, através de comandas da professora ou dos colegas.

            O uso de materiais, lápis de cor, giz de cera, guache, massinha… Papéis com diferentes texturas, aplicação de cores diversas nas produções artísticas, uso da cola e tesoura, quando a professora sentir apropriado e seguro, para desenvolver motricidade e coordenação motora organizada.

            Respeito e organização nas brincadeiras no parque, sala de aula, recreio, atividades livres e no território.

            Participação de todas das atividades propostas pela coletividade da escola, como: Comemoração dos aniversariantes do mês; Circuito Pedestre; Plantando a árvore: Pitangueira; Projeto Carnaval – bloquinho com instrumentos confeccionados pelos alunos e com vivência no território.

            Sequencia didática: conhecimento do próprio nome (leitura e escrita); dos números (contagem de alunos e materiais, como agenda); Observação do clima, explorando o território e trazendo novidades, como por exemplo: animais do Jardim, caracol, joaninhas, formigas… Cuidado com os seres vivos, riscos de doenças…

            Atividades permanentes: Cuidado com o corpo no momento da brincadeira no parque, cuidado com o outro e com os materiais de uso próprio e escolar.

            Aproveitar momentos de interesse coletivo para realizar atividades pedagógicas: Caixa de livros, manuseando livros de interesse; Rodas de Conversa sobre assuntos que eles trazem, ou situações decorrentes do cotidiano; Rodas de Histórias, Histórias com gravuras; Músicas infantis sugeridas pela professora e alunos. Trabalhando percepções de tamanho: pequeno, médio e grande; Percepção temporal, hoje, ontem e amanhã; Cantando números em ordem crescente e decrescente; através de músicas e brincadeiras; Audição de histórias de diferentes gêneros; Leitura de livros infantis; Brincadeiras dirigidas: locomoção – corrida do sapo, engatinhando, subindo e descendo escadas, fazendo percursos com obstáculos, andar em linha reta, curva, diagonal, contando passos; Cantando as letras do alfabeto.

Trabalhando com material concreto antes de experenciar conteúdos e assuntos de interesse da classe.

Profa. Nadia Dias