Iniciamos o primeiro bimestre do ano letivo de 2020, trabalhando o acolhimento de todas as crianças, respeitando suas bagagens culturais, suas condições particulares de adaptação ao novo espaço físico da escola e também aos novos relacionamentos com colegas, professores e toda a comunidade escolar, construindo vínculos de pertencimento de cada criança com a escola.
Este acolhimento será baseado em relações permeadas por gestos, olhares, tom de voz, toques e expressões corporais despertando a sensibilidade de escuta, observação, troca de informações e diálogos.
Exploraremos todas as possibilidades de aprendizagem tanto no espaço interno como no entorno da escola e de todo o território educativo, iniciando com a participação nos circuitos para pedestres, orientados pela Corrida Amiga na quadra da escola e o Bloquinho da Emei Ana Rosa saindo às ruas com a participação das famílias e o apoio da Guarda Municipal Metropolitana.
Partindo de jogos e brincadeiras, trataremos dos combinados e das regras, exercitando a disciplina, o respeito, a tolerância, o saber dividir, em consonância com a proposta da comissão mediadora de conflitos, que desenvolve a cultura da paz nas escolas.
Aproveitaremos o tempo de parque para observar como cada criança se relaciona com o grupo, quais são suas brincadeiras preferidas, como está a sua coordenação motora e a partir destas observações, planejarei atividades que possam auxiliá-las a desenvolverem-se melhor.
Proporei a vivências de movimentos corporais e de observação da própria respiração, com a finalidade de acalmar a mente e de aumentar a concentração dos meninos e das meninas, preparando-os para nossas rodas de leitura e de conversa, nas quais exercitaremos a escuta, a atenção e também a comunicação de cada criança.
Introduzirei novas canções para juntar às que já cantamos, aumentando o vocabulário dos pequenos, considerando suas linguagens culturais.
Conversarei sobre os desenhos livres, que sempre me surpreendem e aos alunos que ainda não estão na fase do desenho esquematizado, incentivarei para que se sintam seguros em suas criações.
Quanto à alimentação, tentarei significar o valor dos alimentos oferecidos no cardápio semanal do lanche e também nas rodas de conversa trataremos deste assunto.
Considerando as ações que permearão o Projeto Político-Pedagógico, destacarei ao longo do primeiro bimestre:
- O desafio da inclusão de todas as crianças e suas famílias
- O desafio da maior participação das famílias nos eventos da escola
- O desafio da inclusão migratória no currículo
- Território Educativo
- Também observarei os documentos dos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil, o Currículo da Cidade, o Currículo Integrador da Infância Paulistana.
Profa. Rosângela Freddi