Carta de Intenção – 1º bimestre – 6B e 6E – Período Intermediário

em

Sou a professora Cristina Jeronimo Ungria e trabalho na EMEI Dona Ana Rosa de Araújo desde 2013.

No primeiro momento será importante oportunizar um ambiente onde as crianças sintam-se acolhidas para criarem um vínculo afetivo e de confiança com as outras crianças e com a professora.

A rotina diária de atividades, elaborada coletivamente pelo grupo de professoras no início do ano, será introduzida para cada turma pouco a pouco, e essa rotina também trará segurança e autonomia para as crianças pequenas nesse momento de apropriação e de convivência do espaço escolar da EMEI.

Com o decorrer da convivência nesse primeiro bimestre, iremos conhecer melhor as vozes do grupo de crianças, suas preferências, suas necessidades, para a partir dessa observação construirmos um planejamento que contemple a vontade das crianças, seguindo assim as indicações do Currículo da Cidade de SP. Para tanto, iremos oferecer várias demandas de diferentes brinquedos, brincadeiras, músicas infantis e livros de diferentes gêneros, para aos poucos selecionarmos aqueles que parecem oferecer maior interesse às crianças e assim desenvolver atividades pedagógicas específicas que contemplem e desenvolvam cada vez mais nossos pequenos.

Será oportunizado um “cantinho” permanente em nossa sala com livros infantis para que possam manusear livremente os livros escolhendo aqueles de sua preferência.

Faremos leituras diárias em voz alta nas chamadas “rodas de história” utilizando livros escolhidos pelas crianças, livros trazidos de casa e livros pré-selecionados que embasem os diferentes projetos que serão desenvolvidos durante esse bimestre, que tragam sempre valores humanos, ambientais e de boa convivência e que possam gerar “rodas de conversa” onde todos possam se manifestar de forma livre e espontânea, cada uma delas no seu devido tempo sem gerar constrangimento a nenhuma delas.

O reconto das histórias pelas crianças fortalecendo a oralidade será uma prática frequente no dia a dia gerando autoconfiança, protagonismo e autonomia.

Ao longo desse bimestre pretendemos desenvolver a noção de contagem através do calendário diário feito com as crianças onde aparecerão questões como “onde estamos” (nome da escola, nome da cidade, data e condições climáticas) e “quantos alunos estão presentes” para compararmos número de meninas e de meninos presentes. Esta atividade será bastante interativa, com participação ativa das crianças.

Nesse bimestre daremos ênfase ao desenho livre e com colagem, além de oportunizar diferentes tipos e tamanhos de papéis para as crianças desenharem com giz de cera e com tinta guache. Também levaremos nossas crianças para desenharem com tinta nos azulejos da quadra e com giz de lousa na parede da quadra.

Trabalharemos moldagem com massa de modelar e recorte de papéis com os dedos.

A imaginação das crianças poderá “viajar” em diferentes brinquedos para o faz de conta com objetos de diferentes profissões e com os blocos de montar. Também ofereceremos jogos da memória e quebra-cabeças.

Como nosso horário contempla o almoço das crianças, desenvolveremos ao longo de todo o ano o Projeto Alimentação. Nesse primeiro bimestre nossa maior ênfase será perceber quais são as preferências e hábitos das crianças ao se alimentarem, e a partir disso trazer rodas de conversa sobre os alimentos preferidos das crianças e também os alimentos que elas não gostam ou não experimentam. Nesse projeto o uso dos sentidos: paladar, olfato e tato serão explorados em nosso dia a dia, de preferência de maneira lúdica e com informações nutricionais sobre os alimentos e importância para a saúde.

Faz parte do Projeto Alimentação os cuidados com a higiene pessoal. Todos os dias as crianças serão incentivadas a lavar as mãos antes das refeições e da forma correta: com sabonete, esfregar entre os dedos, chacoalhar as mãos dentro da pia sem molhar o chão para não escorregar, usar uma folha de papel toalha para secar as mãos sem desperdiçar. Também faz parte a escovação diária dos dentes,logo após o almoço. Cada aluno prepara seu material trazido de casa e de maneira autônoma irá escovar seus dentes.

Dentro do Projeto Alimentação desenvolveremos em sala e de acordo com o interesse das crianças e buscando contemplar o Currículo da Cidade e o nosso Projeto Político Pedagógico, atividades de desenho, rodas de história e rodas de conversa sobre temas que tenham aparecido como  curiosidade ou  dúvidas entre crianças, como por exemplo (já observei nas duas turmas esse tipo de dúvida) : “Por que nossos dentinhos estão caindo?”.

De acordo com o Currículo da Cidade podemos e devemos explorar com as crianças múltiplas linguagens para propiciar seu desenvolvimento de forma ampla e significativa. O grupo de professoras do período intermediário irá desenvolver de forma coletiva o Projeto Música. Esse projeto terá por objetivos resgatar músicas infantis, inclusive regionais. Os senhores pais desde já estão convidados a nos trazer músicas de sua infância e de sua região, seja ela de dentro ou de fora do Brasil para apresentarmos às crianças. Além das músicas traremos brincadeiras cantadas, dramatização de histórias com participação efetiva das crianças e experiências corporais de movimento. Esse trabalho com a música visa desenvolver a atenção, a concentração, a memória e o reconhecimento global do corpo pelas crianças.

Será um bimestre de muita interação e conhecimento mútuo para que as nossas crianças se sintam felizes e participantes ativos da vida escolar dentro de nossa escola e em seu entorno.

Profa. Cristina J. Ungria