Educadores em Formação Permanente

em

Pensando a Inclusão de Crianças com Deficiência

         No território educativo de nossa cidade, como propõe o Projeto Político Pedagógico, os educadores compareceram à Escola Municipal de Astronomia e Astrofísica, localizada no Parque do Ibirapuera.

         A reunião iniciou-se com a visita à maior exposição de meteoritos do Brasil, intitulada “Assim na terra como no céu”. Estes materiais comprovam a estreita relação das matérias celestes e terrestres e, como nos explicou o atual Diretor da Escola Municipal, Sr. João Fonseca, “tudo surgiu de uma mesma nuvem”… 

         Então, no auditório da escola, tivemos a presença de duas assessoras de Educação Inclusiva em escolas públicas e particulares, para uma palestra. As assessoras Renata Lauretti Guarido (Psicanalista e Mestre em Psicologia e Educação pela USP) e Andréa (Pedagoga da UNICAMP e Assessora de Inclusão da Rede Municipal de São Bernardo do Campo), falaram sobre as dimensões individuais e coletivas dos processos inclusivos escolares, valorizando a escola como principal espaço para a convivência e para a descoberta lúdica do espaço, das materialidades, das subjetividades, dos sonhos coletivos! 

         Em seguida, numa roda de conversa, os educadores debateram sobre suas práticas e desafios, especialmente postos no contexto de salas numerosas e com outras dificuldades.

Agradecemos a todos a oportunidade de compartilharmos saberes e dúvidas cotidianas com os pares de outras escolas, além de avaliarmos que nossa Unidade Educacional muito avançou neste âmbito e que pretende ainda avançar mais!