O tema surgiu pelo interesse dos alunos em saber qual era o nome da história do livro que eles decidiram ler e por eu insistir com eles para procurarem as letras que já conheciam como o A, a inicial do próprio nome, letras do nome etc.
Quando o planejamento do 2º bimestre estava se iniciando, propus a eles iniciarmos conhecer o alfabeto, sem intenção de alfabetização, nem letramento.
Iniciamos o trabalho de modo informal: sentaram-se como estão acostumados, pegaram o lápis de forma habitual e trabalharam em uma folha em branco, sem linhas. Fui de aluno a aluno e verifiquei se havia necessidade de correção. Expliquei o desenho das letras e números – retas e curvas, a importância de sentar-se corretamente na cadeira, de preferência de frente para o caderno, mas não impus a posição.
As retas e curvas foram trabalhadas com desenhos pontilhados e os mesmos foram coloridos por eles. O treino do nome está presente em todas as atividades.
Atividade com numerais: o conhecimento prévio deles foi fundamental. Eles nomearam verbalmente os números, alguns eles associam número-grafia e, a partir deste dado, iniciei o trabalho com numerais: quem vem antes, quem vem depois (antecessor e sucessor), como eu escrevo este numeral.
Atividade com letras: comecei com a letra inicial do nome dos alunos (A de Alice, E de Esnayder, C de Camila, etc.), seu som, como faço o registro da letra – relembro que não há intenção de alfabetizá-los agora. As palavras que são do conhecimento dos alunos também são utilizadas. Esta atividade deve estender-se ate o final do ano letivo.
Elisabete Leão da Costa – Turma 6ª A – Infantil II Manhã